Documentos que você precisa enviar mensalmente ao seu contador

22 de fevereiro de 2024
Jornal Contábil

Ser empreendedor não é fácil. Requer muita responsabilidade e organização. Seja uma micro ou uma grande empresa, fazer um fechamento contábil mensal é essencial para que seu negócio consiga se expandir de forma organizada e com a saúde financeira em dia. 

É muito importante manter seus documentos contábeis em ordem e em dia, afinal eles são eles que contêm informações que podem afetar a escrituração contábil do seu negócio.

Todavia, documentos têm relevância para a contabilidade? Podemos citar  documentos como notas fiscais, extratos de meios de pagamentos, documentos trabalhistas, documentos de recolhimento de tributos, dentre outros.

Você sabia que alguns deles devem ser encaminhados obrigatoriamente todo mês ao seu contador? É verdade! Lembre-se que empreender é acumular responsabilidade a fim de que o negócio tenha progresso e, consequentemente, sucesso.

Afinal, através desses documentos o contador poderá elaborar a folha de pagamento, calcular os impostos a serem recolhidos, garantir a entrega das obrigações acessórias 

Na leitura a seguir, vamos explicar quais são esses documentos relevantes.

Por que é preciso entregar documentos mensalmente?

A documentação solicitada pela contabilidade pode variar, de acordo com os dados da empresa que ele necessita prestar contas. Por isso, a importância do empreendedor manter constante contato com o contador.  Até mesmo para sanar qualquer dúvida em questões tributárias, fiscais e contábeis da empresa

Dessa forma, é essencial que a empresa possua uma rotina mensal para reunir todos os documentos, e enviar a contabilidade, obedecendo ao prazo estabelecido entre as partes. Isso porque a contabilidade trabalha com prazos, que são estipulados pelas legislações vigentes, e para cada tipo de trabalho executado/solicitado há prazos para serem entregues as documentações necessárias.

Relação de documentos contábeis mensais

A seguir, relacionamos os 10 principais documentos contábeis que você deve enviar para o seu contador mensalmente:

Conclusão

É importante o empreendedor confirmar com a contabilidade quais documentos são necessários encaminhar. Afinal, cada empresa se enquadra em uma situação, sendo mencionados aqui um panorama geral.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Trabalhamos fornecendo todas as informações e suporte técnico aos departamentos já existentes na empresa, com visitas periódicas para verificações e acompanhamento, elaborando relatórios para a comunicação das divergências ou sugestões, além de fornecer respostas a consultas por telefone e pessoalmente.